A avaliação psicopedagógica é um processo que busca identificar, compreender e analisar dificuldades ou transtornos de aprendizagem em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ela envolve o uso de testes, observações e entrevistas, considerando aspectos cognitivos, emocionais, pedagógicos e sociais que podem interferir no processo de aprendizagem.
A avaliação inclui testes cognitivos, como provas piagetianas, e pedagógicos, que avaliam habilidades de leitura, escrita, interpretação, raciocínio lógico, entre outros.
Ela é particularmente útil para identificar questões como dislexia, TDAH, dificuldades de leitura e escrita, deficiências intelectuais e outros transtornos relacionados ao desenvolvimento escolar.
Duração: 10 sessões
Tempo de cada sessão: 45 minutos
Valor de cada sessão: R$ 150
Intervenção psicopedagógica é o processo realizado após a avaliação psicopedagógica, visando trabalhar diretamente nas dificuldades de aprendizagem identificadas. O objetivo é promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental do aluno, por meio de técnicas e estratégias específicas, adaptadas às suas necessidades individuais.
Tempo de cada sessão: 45 minutos
Valor de cada sessão: Consultar pacotes
O acompanhamento pedagógico é um processo contínuo de orientação e suporte ao aluno com o objetivo de ajudá-lo a superar dificuldades e aprimorar o desempenho escolar.
O foco é proporcionar um suporte individualizado que leve em conta as necessidades específicas de cada aluno, seja para enfrentar desafios em disciplinas específicas, seja para desenvolver uma rotina de estudos mais eficiente e produtiva.
Tempo de cada sessão: 60 minutos
Valor de cada sessão: Solicitar os valores dos pacotes.
Consultoria pedagógica, por outro lado, é um serviço prestado por um especialista em educação, geralmente para instituições de ensino, professores ou até famílias. O consultor pedagógico oferece orientações e estratégias para melhorar processos de ensino-aprendizagem, desenvolver currículos, criar projetos educacionais, e implementar metodologias que atendam às necessidades específicas dos alunos ou da instituição.
Tempo: 1h – 1:30h